Assembleia Diocesana 2017: momento de reflexão sobre os leigos

No último fim de semana (17 a 19/11), ocorreu em São Luís de Montes Belos a Assembleia Diocesana 2017, para discutir os desafios que nossa Igreja Particular enfrenta. Desde a sexta-feira (17/11) ocorreram momentos de oração, formação e discussão sobre os problemas atuais.

O tema geral do encontro foi: “Leigos e leigas: povo régio, servidor e sacerdotal”. A partir do tema, que foi retirado do documento 105 da CNBB, na sexta-feira à noite houve o momento de oração e meditação da Palavra de Deus, acompanhada de músicas e preces, também para conscientizarem os leigos de que são “sal da terra e luz do mundo”.

Sábado, pela manhã, ocorreu a Santa Missa, presidida por Dom Carmelo, em que ele chamou a atenção para que “deixemo-nos surpreender pelas surpresas do Eterno”, pois “temos nossos planos, mas Deus nos surpreende”. Outro ponto que foi objeto de reflexão consiste na “necessidade de rezar sempre”, já que, às vezes, fazemos muitas coisas e não rezamos tanto, estando em contato direto com o Senhor.

No restante da manhã e após o almoço, teve espaço a formação, assessorada pelo padre Françoá Costa, da diocese de Anápolis, que trabalhou sobre o tema geral do encontro. Começando por um percurso histórico sobre como o leigo foi entendido na Igreja desde os Atos dos Apóstolos até hoje em dia, o padre também colocou os fundamentos do papel próprio dos leigos a partir do sacramento do batismo. Segundo sua exposição, a partir de vários documentos da Igreja, a vocação dos leigos tem algo de específico, que é evangelizar no mundo, na sociedade. Ainda que sua especificidade seja a evangelização fora da Igreja, também dentro das pastorais paroquiais os leigos podem promover um trabalho junto ao presbítero.

Caminhando para o fim da tarde foram apresentadas as sínteses de como estão as situações das regiões pastorais e, logo após, a fila do povo. À noite de sábado e manhã de domingo, tiveram lugar as discussões para elencar desafios que a diocese precisa enfrentar e propor soluções para eles.

Com a santa missa do 33º domingo do tempo comum se encerrou a Assembleia Diocesana deste ano. Nesta, aconteceu o “juramento de fidelidade” de nossos três seminaristas que serão ordenados diáconos no dia 09 de dezembro. Partindo do evangelho, Dom Carmelo fechou o encontro sublinhando a importância de todos nós fazermos render os “talentos” que a diocese de São Luís recebeu do Senhor.

galeria-fotogrfica-copia

clique em cima da foto para conferir as fotos da Assembleia