Encontro Bíblico Diocesano

“O cristianismo não é a religião do livro, mas da Palavra de Deus, […] não muda, mas do Verbo encarnado e vivo” (Verbum Domini, n. 7). Foi com essa citação que começamos mais um Encontrão Bíblico Diocesano. Neste ano o encontro aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro, considerado o mês da bíblia, e teve como assessor o missionário redentorista, padre João Paulo, que se propôs não a dar aulas, mas a indicar pistas para meditação a partir da figura de São Paulo, apóstolo.

Na manhã de sábado, Dom Carmelo celebrou a santa missa e destacou das leituras a importância de sermos uma Igreja unida, que sabe viver a comunhão e é capaz de valorizar os variados dons. Ele sublinhou também que a parábola do semeador (Lc 8, 4-15) nos ensina a perceber que nossos irmãos dão frutos de acordo com a capacidade individual: “ talvez o máximo de alguém seja trinta por cento, ou sessenta por cento, ou cem por cento, o que importa é valorizar os dons de cada um”.

Ainda pela manhã o padre João Paulo fez uma reflexão sobre o papel de Paulo e seus companheiros na missão de anunciar o Evangelho. “É muito difícil encontrar Paulo sozinho no trabalho evangelizador, quase sempre ele está em equipe”, destacou o palestrante. Ele também enfatizou que “sozinhos nós até fazemos tudo muito bem com nossos dons, mas às vezes, em equipe não conseguimos fazê-lo”.

Outro ponto de reflexão durante o dia de sábado foi a colocação de qualitativos para os companheiros de São Paulo na missão. Fazendo uma pequena folheada de páginas pelos escritos paulinos o padre demonstrou o quanto era importante, para São Paulo, a característica que distinguia cada irmão no anúncio do Evangelho. O traço característico de cada companheiro era evidenciado sempre que São Paulo falava sobre um deles, assim a especificidade no anúncio de cada um era posta às claras.

No sábado à noite houveram as discussões a respeito de questões propostas pelo padre João Paulo e no domingo pela manhã foram apresentados os resultados dessas rodas de discussão. O encontro foi encerrado com a santa missa presidida por Dom Carmelo, contando com a presença de vários padres, algo evidenciado pelo nosso bispo, segundo ele, a presença dos pastores demonstra a importância dada à dimensão bíblica na vida da comunidade.

clique em cima da imagem para conferir as fotos do Encontro