Encontro diocesano da Pastoral Familiar

No dia 02 de Junho aconteceu em São Luís de Montes Belos, na casa São Paulo, o encontro Diocesano da Pastoral Familiar, que foi assessorado pelo padre Cristiano Faria, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em Goiânia, advogado especialista em Direito Canônico e com vasta experiência no trabalho com as famílias.   

Todas as pastorais e movimentos da Igreja foram convidados a participar do encontro, houve representação de 13 paróquias de nossa diocese. 

O bispo diocesano, Dom Carmelo Scampa, fez a abertura do encontro, falou sobre o conceito da Pastoral Familiar e ressaltou a importância de formar uma única Pastoral Familiar na igreja, pois, segundo ele, crianças, jovens, adultos, idosos, todos fazem parte de uma família, por isso o sonho é agregar todos em uma única Pastoral.

O tema central do encontro foi “Teologia e desafios pastorais dos casais de segunda união”.  Padre Cristiano destacou na necessidade de criar uma Pastoral Familiar para casais de segunda união, focada no acolhimento desses casais. Junto com o padre Cristiano veio um grupo pessoas de Santa Helena de Goiás, formado por casais que vivem em segunda união e estruturaram a Pastoral Familiar nessa paróquia, com grande atuação e participação. Deram testemunho de seu acolhimento e sua vivência eclesial, afirmando que se sentem inseridos e em profunda comunhão com Deus.

Para o padre Cristiano, é preciso aceitar que esse é um tema novo na Igreja e que ela é instituída para conduzia à salvação todos os homens e, sobretudo os batizados, por isso não pode abandonar aqueles que se encontram em segunda união e deve se esforçar infatigavelmente para oferecer-lhes os meios de salvação. 

Dom Carmelo encerrou o encontro falando de sua inquietação quanto à falta de formação, para ele é essencial investir em formação na catequese, em cursos de noivos e em todas as instâncias da igreja.

Geovana Souto

PasCom Diocesana

 

Clique sobre a imagem para conferir as fotos do Encontro